«

»

dez 09

Download Zé Geraldo – 20 Super Sucessos via Torrent


Idioma Original: pt-br
Codec Audio: mp3
Qualidade: 128kbps
Músicas MPB
Ano: 1998
Tamanho: 72.104 MB

Zé Geraldo (Rodeiro, 9 de dezembro de 1944) é um cantor e compositor brasileiro, e pai da cantora e compositora Nô Stopa.

Nasceu em Rodeiro, uma pequena cidade do interior de Minas Gerais. É o terceiro dos sete filhos de Antônio Juste Sobrinho e Dinah Moreira Juste. Quando tinha 6 anos, a família mudou-se para Governador Valadares (morava no bairro JK), no Vale do Rio Doce, também em Minas. Aos dezoito anos, mudou-se para São Paulo, a fim de estudar e trabalhar.

Em março de 1966, após passar as férias de fim de ano com a família em Governador Valadares, embarca no carro número 90 da Viação Transcolim com destino a São Paulo. Por volta das 22h, o ônibus colide com uma carreta na rodovia BR-393 (“Rio-Bahia”), e fica gravemente ferido, o que acabou com seu sonho de jogar futebol profissionalmente. Ficou internado durante um ano num hospital em Carangola, onde aprendeu os primeiros acordes com o amigo Paulo Cotta, e desenvolveu o lado compositor. Mudou-se para Santos, onde fez fisioterapia durante dois anos. Nessa mesma época, através do primo Zé Ferreira, conhece uma banda que tocava em bailes, chamada The Black Cats – posteriormente Blow Up – da qual passa a fazer parte, cantando em inglês.

Por volta de 1970, gravou três compactos e um LP pela gravadora Rozenblit. Conheceu o trio “The Snacks” (formado por Edson Trindade, Altair e Fernando), com os quais passou a morar. Nesta época, o cantor Tim Maia também residia com os quatro.

Ainda nos anos 70, fez faculdade de Administração. Durante 8 anos, tocou em bailes, principalmente na Banda Thoró. Tendo adquirido alguma experiência de palco, decidiu participar de festivais de música, sem deixar o emprego de executivo de RH no extinto banco Sulbrasileiro.

Em setembro de 1976 nasce a primeira filha, Anielisa.

No ano de 1978, após insistência de sua esposa, inscreve uma música no festival promovido pela Ericsson, em São Paulo. Alcança o primeiro lugar e é visto pelo produtor Romeu Giosa, com o qual tenta entrar em contato, porém sem sucesso. Um mês depois, participa do Festival de Ilha Solteira com a canção “Promessas de um idiota as seis da manhã”, de onde saiu vitorioso. Durante este festival, conheceu o compositor Lúcio Barbosa, segundo colocado. Lúcio então lhe mostrou a música “Cidadão”. Zé Geraldo ao ouvir essa canção, se emocionou e pediu para que o deixasse gravá-la, pois já estava em negociação com a gravadora CBS. Através dela foi reconhecido nacionalmente e até hoje, esta música segue sendo sua marca registrada. Romeu Giosa, então produtor da gravadora, o convidou para gravar o primeiro disco (“Terceiro Mundo”, lançado em 1979).

Decidiu então abandonar a carreira de executivo de RH e abraçar a carreira artística.

Nesse mesmo ano nasce a segunda filha, Aniela (a cantora e compositora Nô Stopa).

Em 1980, participa do festival MPB Shell com a música Rio Doce, e é elogiado por Luiz Gonzaga pela composição. Zé Geraldo explica: “Eu não fui premiado, mas o Luiz Gonzaga, quando foi entrevistado, em Recife, disse que o melhor da noite do festival tinha sido eu cantando a música “Rio Doce”. Aquilo me marcou”.

No ano seguinte, participa do mesmo Festival, realizado pela Rede Globo, colocando “Milho aos pombos” nas finais, e tendo a partir de então ainda mais reconhecimento popular devido ao grande alcance do evento.

Por ser fiel ao seu estilo musical, abandona as grandes gravadoras e torna-se artista independente. A perda dos pais, a insegurança com relação às próprias composições e à aceitação do público quase o fazem desistir da música. Em meados dos anos 80, se apresenta no Sesc Pompéia em São Paulo, e percebe que o seu público é fiel e uma grande parcela dele é também fã do compositor Raul Seixas, o qual considera o maior mito da música brasileira. Sua esperança renasce, as dúvidas desaparecem e ele continua a carreira. O LP “Poeira e Canto – Ao Vivo” , gravado em 1987 e lançado em 1988, foi seu primeiro trabalho longe de grandes gravadoras.

 

01. Cidadão
02. Como Diria Bob Dylan
03. Estradas
04. Reciclagem
05. Milho Aos Pombos
06. Ovelha Perdida
07. Soldado Um
08. Olhos Mansos
09. Terceiro Mundo
10. Senhorita
11. Mistérios
12. O Profeta
13. Promessas de um idiota as Seis da Manhã
14. Ouro em Pó
15. Dona
16. Maria Bonita
17. Descarrilho
18. Lirico, Romântico, Politico
19. Corpo Carente
20. Sol do Meio-Dia

(Visited 149 times, 1 visits today)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Protected by WP Anti Spam
error: Content is protected !!